Menos de 30% das empresas familiares brasileiras sobrevive à transição para a segunda geração. Entre as causas deste insucesso estão a falta de governança empresarial familiar, ausência de planejamento sucessório estruturado.

 

Além das dificuldades intrínsecas às pequenas empresas como recursos humanos e financeiros escassos, falta de escala e dificuldades junto à burocracia, negócios familiares precisam lidar com questões bastante particulares relativas aos seus membros.

Com o passar do tempo, a empresa familiar perde competitividade, sua estratégia torna-se obsoleta e suas finanças se comprometem. A solução para estes problemas geralmente está no fortalecimento da cultura da empresa, o que raramente ocorre sem ajuda de consultores externos. 

Empresas familiares bem sucedidas no longo prazo, via de regra, são aquelas que buscam aprender com os erros de seus pares e buscam apoio dos especialistas nas mais diversas temáticas. A Medina Lopes desenvolveu-se nesta área para atender à demanda de inúmeras empresas familiares preocupadas em perseverar através das gerações.

Perseverar no longo prazo implica agir no curto prazo. E para tanto nossa empresa oferece uma série de serviços de consultoria e treinamento para pequenos negócios. Nossas soluções irão recuperar suas finanças, e/ou rever sua estratégia, e/ou reposicionar sua empresa no mercado, e/ou encontrar oportunidades de crescimento ou saída pela busca de novos sócios investidores, e/ou preparar as bases de governança internas para a chegada da próxima geração familiar.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle