SIMULE QUANTO DE IMPOSTO VOCÊ VAI PAGAR NA CONFUSÃO DO NOVO SIMPLES

Quem é o autor da planilha?

Eu sou Bernardo Medina e trabalho com empresas familiares há 20 anos. Isso mesmo! Entre 1997 e 2009, sucedi aos poucos minha família na gestão de uma indústria mecânica familiar de porte médio. Adquiri experiência em diversos setores até assumir a Direção Administrativa da Empresa em 2007, com 25 anos de idade.

Enquanto isso, me formei em Física pela UFRJ, além de Engenheiro Mecânico certificado pelo CREA/RJ. Fiz ainda um MBA em Gestão de Negócios pela UFF, pois eu queria aprender mais sobre gestão e legitimar meu trabalho de consultor com um diploma específico. Mais tarde obtive a certificação internacional como Gerente de Projetos pelo PMI.

Em paralelo ao trabalho na empresa e os estudos, eu encontrava tempo para dar consultoria de gestão em outras empresas, palestras e cursos na área. Sim, eu era acelerado. Comecei como consultor independente em 2008 e um cliente indicava o outro: a demanda foi crescendo gradualmente.

 

Em 2011 eu já tinha feito o Empretec, Seminário Internacional de Empreendedorismo, que capacita empresários desde 1988 em 38 países, através de uma metodologia comportamental de alto impacto, sob coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU). Gostei tanto da metodologia que me candidatei a Instrutor do programa, o que consegui conquistar em 2013, após árduo caminho.

 

Chegou um ponto em que não dava mais pra ser dono de empresa e ainda atuar como consultor de outras empresas, palestrante, professor etc. Então tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida: deixei a indústria familiar em 2014 para dedicar-me plenamente a consultoria e treinamento, que uma vez tendo se transformado na minha paixão, também mereciam transformar-se na minha atividade principal.

 

Consegui centenas de horas de experiência em treinamentos e consultorias para pequenas e médias empresas familiares, já tendo orientado mais de 700 empresários em treinamentos e consultorias. Hoje atua como Consultor Empresarial pela minha empresa, a Medina Lopes – Gestão da Empresa Familiar, onde sou o sócio principal.

 

Sou católico praticante, amante da música e casado com a Advogada Paula, com quem tenho (por enquanto) três lindos filhos: os pequenos Miguel, Ignacio e Guido.

Conhecer outras soluções para empresas familiares